PESQUISA: Prefeito de Búzios

Por Sandro Peixoto

quinta-feira, 31 de março de 2016

A mesma praça, o mesmo banco



Por Sandro Peixoto

A Praça Santos Dumont, no centro de Búzios deve ser a praça mais feia do Brasil. Em cidades pequenas como a nossa, a praça principal é sempre bem cuidada,por mais simples que seja. No distrito de Barra Grande, na cidade de Maraú (BA) existe uma praça de terra batida. Fica bem no centro comercial e está cercada de lojas e bares como a Santos Dumont. É simples e bem cuidada. Dá de dez a zero na nossa. Tem bancos  intactos, canteiros  com flores e está  sempre limpa. Sei que já escrevi sobre o assunto é verdade, mas tenho que voltar a baila pelo simples fato que moro e trabalho na praça ou seja, ela faz parte de minha rotina.


E não é porque apoio como eleitor o atual prefeito que vou deixar de ver o que está errado e contestar o que acho pertinente. A verdade é que a Praça Santos Dumont é uma vergonha. O ex-secretário de Cultura (e hoje assessor especial do prefeito) Mário Paz  me fez outro dia a seguinte constatação: A praça que deveria ser nosso cartão postal, virou uma cloaca. Ponto para o Mário que como homem forte da Cultura pouco fez para melhorar o ambiente. Mandou plantar umas mudinhas ( que já morreram) e trocou as lonas das barracas dos camelos, oops, quer dizer, dos artesãos.  Tentaram maquiar o problema e no fim, tudo continua igual.


À 100 metros da Praça Santos Dumont existe há anos um posto da Policia Militar. O que em nada impede o tráfico de drogas no local diuturnamente. Todos os dias, desde o nascer do sol até o ultimo viciado ir embora, mais de dez traficantes fazem ponto no local. Tudo as claras. Chega a ser ofensivo. Ao que parece ninguém liga. Muito menos as autoridades. A Praça atrai bêbados e viciados por uma simples questão. É suja, escura e abandonada, ou seja, o lugar ideal para bêbados, vagabundos, viciados e traficantes. Eles se sentem em casa.


Caetano Veloso na canção Um Frevo Novo cantou que a Praça Castro Alves é do povo, como o Céu é do avião. Em Búzios a Praça é dos aviões, dos pequenos traficantes.



4 comentários: