PESQUISA: Prefeito de Búzios

Por Sandro Peixoto

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Os (ir)responsáveis


Por Sandro Peixoto

Quando um trecho ciclovia do bairro de São Conrado, Rio de Janeiro, caiu durante uma ressaca, choveram criticas ao prefeito Eduardo Paes. Que se defendeu dizendo o óbvio: a prefeitura foi a contratante da obra, mas existe um engenheiro responsável técnico  pela mesma. Lembrou aos críticos que tinha responsabilidade sim, mas também era preciso saber o CPF , ou seja, as digitais, a responsabilidade de quem fez os cálculos. Corretíssimo o prefeito. Não podemos nos esquivar de nossas responsabilidades nem aceitar erros alheios. 

O prefeito de uma cidade como a do Rio não tem tempo para fiscalizar in loco todas as obras contratadas. Não tem como conferir a largura das colunas, se o concreto está com a receita certa, se os alicerceis suportarão  uma ressaca fora do normal. Ele não pode ser o único crucificado pela falha.

A mesma regra vale na política. Não podemos simplesmente acusar os eleitos  como se eles tivessem sidos empossados no cargo por vontade pessoal. Afirmar que o prefeito tal não presta é querer se esquivar da responsabilidade. Dizem que a nossa Câmara de vereadores é horrorosa. A ser verdade, a culpa  é direta dos eleitores - que ousou colocar lá os atuais edis.  Ah! dirão alguns: mas não temos opções. Votamos nesses que estão aí porque os outros nomes eram pior ainda. Meia verdade. Apenas uma forma de fugir da responsabilidade afinal, uma imensa parte do eleitorado, e digo isso com imensa vergonha, vota em troca de algum benefício barato. Outro tanto vota na esperança de cargos ou de contratos de obras e serviços e apenas parte ínfima vota na busca da melhor escolha.

Se é verdade que temos políticos de quinta categoria, é também verdade que o eleitorado se equivale.


2 comentários:

  1. Prezado Sandro, sugiro incluir na PESQUISA para prefeito de Bz o item " Nenhuma das opções", isto porque não votarei em nenhum desses candidatos. Não cometerei o mesmo erro. É lamentável a falta de opção nesse paraíso cujo projeto de grandeza fiz parte no passado e hoje me recuso a compartilhar desse esquema político nojento.

    Marcos Santos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcos, pela sugestão. Coloquei a opção na pesquisa. Participe!

    ResponderExcluir