PESQUISA: Prefeito de Búzios

Por Sandro Peixoto

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O cinismo como moda




Por Sandro Peixoto

Vai ser realmente engraçado escutar nessa eleição, os discursos do candidatos à vice-prefeito. Por força da acomodação política -e de vantagens muitas das vezes impublicáveis-  aconteceu um verdadeiro troca-troca ideológico . Se é que essa turma já teve alguma ideologia na vida. Henrique Gomes eterno companheiro do ex-prefeito Mirinho Braga agora é adversário:  é candidato a vice na chapa do prefeito André Granado - que busca a reeleição. Genilson Drummond, ex-secretário de  Obras André Granado é o vice de Felipe Lopes, que sonha derrotar André. Já o vereador Leandro será vice de Mirinho Braga- de quem nunca foi próximo. O vice de  Cláudio Agualusa eu não sei quem é, e isso na verdade não importa muito.

A verdade é que agora embolou tudo de vez. Tem gente que odeia André mas trabalha com Henrique na Câmara ( Henrique preside a casa) e a ele deve favor. Tem gente que é eleitor de Genilson mas tem pavor de Felipe Lopes. Outros admiram Mirinho mas têm ojeriza de Leandro e assim por diante. Dizem que alguns poucos eleitores, coisa de três, quatro, preferem Agualusa, mas não sabem que é seu vice e portanto estão meio que perdidos. Sem ter de quê reclamar.

O candidato Alexandre Martins trouxe de volta o ex-vereador Evandro, para ser seu vice. Tanto Alexandre quanto Evandro estão sem mandatos. Não sei em outras localidades, mas sei que em Búzios se eleger é difícil; se reeleger é complicado e perder e voltar é quase impossível. A pecha de perdedor é um entrave. Eleitor não gosta de perdedor. Não quer se identificar com o mesmo. Deve ser por isso que a candidatura de Alexandre não decola.

O vereador Genilson Drummond se elegeu na chapa do atual prefeito André Granado. Foi seu secretario por 3 anos e agora é adversário. Fala mal de quem até ontem elogiava, afinal, fazia parte do grupo. Genilson fala mal não por convicção e sim, por puro oportunismo. Nada contra, afinal, não podemos cobrar coerência nem lealdade de político brasileiro. Mas assistir ao mesmo na tribuna da Câmara reclamando da falta de obras no governo André beira o cinismo  barato. De Genilson isso já era esperado.  O prefeito André sabia desde o inicio. Deu guarida porque quis. Nem pode reclamar de traição. Quem assim como eu, trabalhou na última campanha sabe do que seria capaz o nobre vereador.

Já Henrique Gomes por mais que tente, mais dia menos dia terá que defender André em detrimento ao seu eterno amigo Mirinho Braga.  Henrique talvez não fale mal de Mirinho, mas vai fazer o máximo, até por sobrevivência política, para derrotá-lo. Agora é cobra engolindo cobra. Como bem disse um dia o deputado estadual Paulo Melo: em eleição, a única coisa proibida é a derrota.O legal é que se André se reeleger, coisa que espero, a Câmara vai trocar quase metade do seu quadro. Henrique vice  e Felipe Lopes, Genilson e Leandro ficarão 4 anos chupando o dedo.

3 comentários:

  1. sem esquecer que genison lutou contra andre para ser o candidato do partido e perdeu para o ande, deve ter suas magoas

    ResponderExcluir